Postado em 2 de maio de 2017
Compartilhe

A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória articular de causa desconhecida, com evolução crônica, que acomete indivíduos de qualquer raça, com predominância do sexo feminino na proporção de 3:1.

Os principais sintomas são: dor, inchaço, rigidez e inflamação nas membranas sinoviais e nas estruturas articulares, com danos estruturais e emocionais. As pessoas portadoras de AR sofrem limitações para desenvolver suas atividades cotidianas e laborais. O Terapeuta Ocupacional (TO) é o profissional responsável por auxiliar qualquer indivíduo a recuperar, desenvolver e construir habilidades importantes para a independência funcional.
As atividades de vida diária, trabalho e lazer comprometidas por conta das deformidades, são o objetivo principal do tratamento da Terapia Ocupacional. O tratamento inclui reabilitação funcional e técnicas de proteção articular.

As técnicas de proteção articular podem ser definidas como um conjunto de estratégias que devem ser ensinadas e treinadas com o paciente para poupar suas articulações das cargas excessivas e desnecessárias, reduzindo a tensão e a dor nas articulações e, como consequência, auxiliando na redução da inflamação e preservando a integridades das estruturas articulares.

Clique neste link Artrite Reumatóide e confira algumas orientações da Terapia Ocupacional!

Atenção: se o paciente com AR enfrentar limitações nas atividades cotidianas e/ou deformidades articulares procure um Terapeuta Ocupacional para avaliá-lo!

Drª Andressa Chodur
crefito8-89656

Material protegido conforme lei de direitos autorais. Lei 9.610, de 1998.

Facebook Comments