Postado em 25 de fevereiro de 2019
Compartilhe

A Microsoft desenvolveu um relógio que promete melhorar a qualidade de vida de pessoas com Doença de Parkinson. O time de inovação da empresa, liderado por Haiyan Zhang, criou um relógio capaz de diminuir um dos sintomas mais comuns da doença: o tremor das mãos.

O dispositivo, chamado de Emma, tem pequenos motores de vibração que enviam sinais para distrair o cérebro. Dessa forma, o órgão “esquece” de enviar informações para as mãos, o que ajuda a controlar os tremores originados pela Doença de Parkinson.

⚠️ “A explicação da Microsoft corrobora com vários estudos científicos onde o desvio do foco de atenção e o direcionamento da atenção através de dicas sensoriais são utilizados para facilitar o movimento de parkinsonianos. Essa estratégia funciona principalmente com movimentos automatizados: escrever, cortar alimentos, caminhar. Através do desvio da atenção o paciente utiliza uma outra via neuronal, diferente daquela prejudicada pelas lesões nos núcleos da base. Quem acompanha meus cursos e palestras sabe que eu sempre comento e explico esse mecanismo. É uma estratégia que funciona e ajuda muitos parkinsonianos a realizarem os movimentos automatizados de forma mais harmônica.”
Drª Andressa Chodur CREFITO 8 8956

Confira o vídeo abaixo para entender como surgiu a ideia de desenvolver o relógio e como ele funciona.

Fonte: Exame.com Todos os direitos autorais estão reservados.

Facebook Comments