Postado em 26 de março de 2018
Compartilhe

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, em 1998, e tem como objetivo esclarecer sobre a doença e as possibilidades de tratamento para que o paciente e sua família tenham uma melhor qualidade de vida.
A doença foi descrita pela primeira vez, em 1817, por James Parkinson, que descreveu os principais sintomas da doença publicados no Ensaio sobre a Paralisia Agitante. A Doença de Parkinson é caracterizada basicamente por tremor de repouso, tremor nas extremidades, instabilidade postural, rigidez de articulações e lentidão nos movimentos. Há também outros sintomas não motores, como a diminuição do olfato, distúrbios do sono, alteração do ritmo intestinal e depressão.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema.

No dia 12/04, com o objetivo de informar a população e sensibilizar toda comunidade sobre a Doença de Parkinson, vou ministrar uma palestra gratuita aos interessados no tema.
Local: Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo.
A Associação é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos e que às vezes sofre por dificuldades financeiras. Os participantes que foram à palestra podem levar doações como: papel sulfite ou produtos de higiene. Os pacientes agradecem!

Facebook Comments