Postado em 21 de novembro de 2019
Compartilhe

Terapeuta Ocupacional, se você trabalha com pacientes adultos e idosos certamente irá receber em sua clínica, consultório ou para atendimento domiciliar pacientes com diagnóstico de Doença de Parkinson ou Parkinsonismo, visto que a incidência desta doença na população idosa é de 1% em todo o mundo e esse índice aumenta conforme a idade avança.

São muitos pacientes que precisam e precisarão de nossa ajuda. Os profissionais reabilitadores devem estar capacitados para atender esses pacientes da melhor forma possível, sendo generalista e promovendo tratamento global, pois como eu costumo dizer: o parkinson vai muito além do tremor. Porém, infelizmente vemos que os TOs não estão conseguindo atingir todas as necessidades dos parkinsonianos. De acordo com um estudo recente Terapeutas Ocupacionais associam seus objetivos de tratamento principalmente aos sintomas motores. “Apesar de todos os idosos participantes da pesquisa terem referido claramente apresentar dificuldades nas atividades de vida diária (AVD), tais como: dificuldade para vestir roupas e calçados, na alimentação, nos movimentos em geral, ou seja, enfocando a função, a maioria das terapeutas ocupacionais destacou menos a função e enfatizaram em suas respostas os componentes como força, amplitude articular, equilíbrio. Foi possível identificar um descompasso entre as expectativas dos idosos e os objetivos das profissionais.” (Silva, T. P.; Carvalho, C. R. A, 2019)

A doença de Parkinson é uma síndrome multifatorial, que afeta os diversos componentes de desempenho ocupacional (emocional, motor, cognitivo), por isso é preciso compreender e aprender a olhar para o paciente parkinsonianos de forma integrativa e sistêmica, capacitando, treinando o desempenho ocupacional, adaptando o cotidiano quando necessário e prevenindo perdas futuras.

Venham participar deste curso inédito, que tem carga horária de 16hs/aula e programação extensa e exclusiva, ministrado por uma Terapeuta Ocupacional apaixonada por neurologia e gerontologia, com 14 anos de experiência no atendimento de parkinsonianos.

CURSO ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA DOENÇA DE PARKINSON

Facebook Comments