Postado em 25 de junho de 2019
Compartilhe

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 12 mil idosos – pessoas acima de 60 anos – morreram por conta de quedas em 2017.

Esses acidentes em idosos resultam desde redução da mobilidade e complicações ortopédicas a internações e óbito.

Só tem uma maneira de enfrentar a queda: PREVENÇÃO

Confira abaixo minhas dicas para prevenção de quedas na população idosa:

1- Retire tapetes e objetos instáveis da área de circulação – se o idoso se recusa porque tem apego emocional ao objeto, emoldure-o, dê outra função.

2- Use e abuse de antiderrapantes pela casa! Eu recomendo as fitas e telas, mas de acordo com a arquiteta Michele Freitas da Casabau é possível até aplicar um antiderrapante líquido nos pisos, que não afetam a estética e funcionam da mesma mesma. São os chamados Antiderrapante LP.

3- Mantenha os ambientes iluminados, inclusive durante o sono. Uma opção são as fitas de LED, que podem ser colocadas nos rodapés, corredores ou nas escadas. É muito comum idoso cair quando levanta de madrugada para ir ao banheiro. Outra opção (que depende do cognitivo estar pleno) são abajures de fácil acionamento, interruptores perto da cama ou, em caso de comprometimento cognitivo, tapetes com sensores programados para acenderem ao toque (CONVERSE COM SEU TERAPEUTA OCUPACIONAL SOBRE ADAPTAÇÕES DOMICILIARES).

4- Calçados não devem ser nem muito grandes, nem apertados. Dê preferência para os fechados atrás, e NÃO ABRA mão do antiderrapante.

5- Converse com seu geriatra sobre as medicações em uso e seu efeito colateral. Algumas oferecem tontura e hipotensão postural, que são fatores de risco para quedas.

6- Instale barras de segurança no box do banheiro, mesmo que você não precise.

&-Nunca, jamais se apoie em mesas, cadeiras e balcões. Você pode cair e levar o móvel junto, para cima de você.

7- Em caso de dúvidas, procure um Terapeuta Ocupacional para avaliação e prescrição de tratamento.

Deixe sua sugestão e comentário!

 

Todos os direitos estão reservados

Drª Andressa Chodur crefito 8956

 

Facebook Comments